Episódio #116: Mary Heilmann descreve uma revelação que teve ao combinar abstração gestual e de borda rígida num único quadro, combinando os legados de Willem de Kooning e de Josef Albers.
Para cada obra de Heilmann — quadros, cerâmica e mobília abstratos — existe uma história de fundo. Imbuídos de recordações, histórias fiadas a partir da sua imaginação e referências a música, influências estéticas e sonhos, os seus quadros são como meditações ou ícones. As suas composições são, frequentemente, ambientes espaciais híbridos que justapõem renderizações em duas e três dimensões num único fotograma, que juntam várias telas para formar novas obras ou para criar dípticos de quadros e fotografias na forma de impressões, "slideshows" e vídeos. Por vezes, Heilmann instala os seus quadros ao lado de cadeiras e bancos que a mesma constrói à mão, um convite aberto para que os espetadores socializem e contemplem o seu trabalho de forma comunitária.
Mary Heilmann é apresentada no episódio "Fantasia" da 5.ª Temporada (2009) da série televisiva "Arte no Século XXI", transmitida pelo PBS.
VÍDEO | Produção: Wesley Miller & Nick Ravich. Entrevista: Susan Sollins. Câmara: Mark Falstad & Joel Shapiro. Som: Roger Phenix. Edição: Paulo Padilha. Obras de Arte Cortesia de: Mary Heilmann. Agradecimentos Especiais: Centro de Artes de Wexner.
#MaryHeilmann #Art21 #Art21ExtendedPlay
Use the following code to embed this video. See our usage guide for more details on embedding.
Paste this in your document somewhere (closest to the closing body tag is preferable):
<script type="text/javascript" src='https://amara.org/embedder-iframe'></script>
Paste this inside your HTML body, where you want to include the widget:
<div class="amara-embed" data-url="http://www.youtube.com/watch?v=I17qqiz_l2U" data-team="art21"></div>
Showing Revision 7 created 12/25/2020 by Andreia Frazão.