Educar para poder confiar | Marcos Piangers | TEDxPorto

Title:
Educar para poder confiar | Marcos Piangers | TEDxPorto
Description:

Em 1935, uma publicação chamada O Cuidado e Alimentação das Crianças dava o seguinte conselho aos pais: "Nunca abrace ou beije o seu filho, nunca o deixe sentar-se ao seu colo. Se precisar, beije-o na testa na hora de lhe dar as boas noites. Aperte a mão dele pela manhã. Faça um carinho na sua cabeça se ele fizer algo realmente extraordinário.” Mais de 80 anos depois, ainda há quem acredite que o distanciamento e a falta de afeto educam bons cidadãos. O que a ciência mostra é o contrário: a aproximação, o carinho e o amor pavimentam a relação de pais e filhos para uma adolescência mais tranquila e mais fiável.

Há uns anos, eu estava a lançar o meu segundo livro, viajando pelo Brasil para divulgá-lo, fazendo palestras, realizando reportagens para o maior canal de televisão brasileiro e coordenando uma equipa de inovação num grande grupo de "media". A minha filha mais velha, na época com 10 anos, veio ter uma conversa séria. "Não podes viajar assim tanto. Queremos-te mais perto da gente". Tentei argumentar. Eram grandes oportunidades. Eram empresas mundialmente famosas. Eu precisava de aproveitar aquele momento. Nada disso é importante, pai", disse-me ela. "Nós queremos-te aqui".

A relação pai e filhos é bilateral. Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, ninguém é tão grande que não possa aprender. Nós homens somos treinados desde pequenos a sermos provedores. Se formos pais atentos perceberemos que os nossos filhos não precisam de tanto. Os nossos pais não nos davam brinquedos todos os fins de semana. Os nossos pais não nos davam iPhones de última geração. Apesar disso, éramos felizes.

Um pai presente ficará marcado na alma do filho. O filho saberá para sempre que poderá contar com ele. A confiança cultiva-se. É algo forte e frágil ao mesmo tempo. Forte porque nos torna corajosos, seguros. Frágil porque pode quebrar-se facilmente, com desrespeito ou desatenção.

Só existe uma pessoa para ser pai das minhas filhas. Só existe uma pessoa para ser pai dos vossos filhos. Marcos Piangers é especialista em novas tecnologias, criatividade e inovação e uma das maiores referências sobre a paternidade no Brasil. Radialista, apresentador, colunista, repórter e escritor, é autor do "best seller" “O Pai é Top” (“O Papai é Pop” no Brasil), um livro que nos conta com sensibilidade e humor os erros e sucessos dos pais modernos. É seguido por mais de 3,2 milhões de fãs no Facebook e os seus vídeos contam com mais de 300 milhões de visualizações. Foi orador três vezes em eventos TEDx no Brasil e traz ao palco do TEDxPorto o tema da ligação entre pais e filhos e como se consegue desenvolver uma relação de confiança entre os dois. Haverá alguma fórmula de sucesso?

Esta palestra foi feita num evento TEDx usando o formato de palestras TED, mas organizado independentemente por uma comunidade local. Saiba mais em http://ted.com/tedx

more » « less
Video Language:
Portuguese
Team:
closed TED
Project:
TEDxTalks
Duration:
17:15
http://www.youtube.com/watch?v=C-MoChugxZk
Format: Youtube
Primary
Original
Synced
Added   by TED Translators admin
Format: Youtube
Primary
Original
Synced
This video is part of the closed TED team.