YouTube

Got a YouTube account?

New: enable viewer-created translations and captions on your YouTube channel!

Educar para poder confiar / Educate so you can trust | Marcos Piangers | TEDxPorto

Get Embed Code
1 Language

Em 1935, uma publicação chamada O Cuidado e Alimentação das Crianças dava o seguinte conselho para pais: "Nunca abrace ou beije seu filho, nunca deixe ele sentar no seu colo. Se você precisar, beije-o na testa na hora de dizer boa noite. Aperte a mão dele pela manhã. Faça um carinho na sua cabeça se ele fizer algo realmente extraordinário.” Mais de 80 anos depois alguns ainda acreditam que o distanciamento e a falta de afeto educa bons cidadãos. O que a ciência mostra é o contrário: aproximação, carinho e amor pavimentam a relação de pais e filhos para uma adolescência mais tranquila e confiável.

Faz alguns anos, eu estava lançando meu segundo livro, viajando pelo Brasil para divulga-lo, fazendo palestras, realizando reportagens para o maior canal de televisão brasileiro e coordenando uma equipe de inovação em um grande grupo de mídia. Minha filha mais velha, na época com dez anos, veio ter uma conversa séria. "Você não pode viajar tanto assim. Queremos você mais perto da gente". Tentei argumentar. Eram grandes oportunidades. Eram empresas mundialmente famosas. Eu precisava aproveitar aquele momento. Nada disso importa de verdade, pai", ela me disse. "Nós queremos você aqui".

A relação pai e filhos é bilateral. Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, ninguém é tão grande que não possa aprender. Nós homens somos treinados desde pequenos a sermos provedores. Se formos pais atentos perceberemos que nossos filhos não precisam de tanto. Nossos pais não nos davam brinquedos todo final de semana. Nossos pais não nos davam iPhones de última geração. Ainda assim, éramos felizes.

Um pai presente ficará marcado na alma do filho. O filho saberá para sempre que poderá contar com ele. A confiança se cultiva. É algo forte e frágil ao mesmo tempo. Forte porque nos torna corajosos, seguros. Frágil porque pode se quebrar facilmente, com desrespeitos ou desatenções.

Só existe uma pessoa para ser pai das minhas filhas. Só existe uma pessoa para ser pai dos seus filhos. Marcos Piangers é especialista em novas tecnologias, criatividade e inovação e uma das maiores referências sobre a paternidade no Brasil. Radialista, apresentador, colunista, repórter e escritor, é autor do best seller “O Pai é Top” (“O Papai é Pop” no Brasil), um livro que nos conta com sensibilidade e humor os erros e sucessos dos pais modernos. É seguido por mais de 3,2 milhões de fãs no Facebook e os seus vídeos contam com mais de 300 milhões de visualizações. Foi orador três vezes em eventos TEDx no Brasil e trará ao palco do TEDxPorto o tema da ligação entre pais e filhos e como se consegue desenvolver uma relação de confiança entre os dois. Haverá alguma fórmula de sucesso? This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at https://www.ted.com/tedx