Episódio #248: Em seu estúdio em Vancouver, o artista Jeff Wall discute com relutância porque e como ele criou sua obra de 2014 "O Provedor". Ao analisar mais profundamente, os expectadores perceberam que a perspectiva que estão olhando é a do espelho - um ângulo impossível de fotografar. "A impossibilidade de ver a obra foi uma das razões de ser tão intrigante", diz Wall, que usualmente cria réplicas de lugares e cenas que experienciou ou imaginou antes de tirar a câmera e fotografar.
Ao não revelar imediatamente o que a mulher está fazendo ou como ele criou a fotografia, Wall encoraja os espectadores a examinar o trabalho mais profundamente e tirar as próprias conclusões. "Você perceberá o que falei sobre o entendimento da obra se você prestar atenção na foto e se envolver com ela" diz ele, "E, ao perceber, será animador."
Atencioso aos encontros acidentais que podem inspirar uma foto, Jeff Wall recriar flashes de inspiração obtidas de fontes tão variadas quanto memórias pessoais de acontecimentos das ruas, até devaneios e encontros com pinturas ou fotografias. Com uma ideia na cabeça, Wall vai até longas distâncias para produzir a imagem, que pode incluir construir uma cena do zero, pensando na posição do sol ao decorrer de semanas, e ensaios improvisados com os atores. Orquestrando suas obras com as liberdades criativas que um pintor teria, a mágica curiosa e disciplinada de Wall é que tudo acontece num espaço de realismo fotográfico onde toda ação, objeto e condição é simultaneamente artificial e inteiramente natural. Frequentemente impresso nas grandes escalas de pinturas históricas - exibidas em telas brilhantes como as de propagandas; impressões a jato frescas e impressões de prata coloidal - as obras de Wall revelam seus potenciais poéticos retratando personagens empáticos, gerando impossíveis pontos de vistas, e capturando momentos elusivos.
Aprenda mais sobre o artista no:
http://www.art21.org/artists/jeff-wall
CRÉDITOS| Produtor: Ian Forster & Wesley Miller. Entrevista: Pamela Mason Wagner. Editor: Morgan Riles. Camerman: Greg Bartels & John Marton. Som: Keith Henderson. Música: Komiku. Artwork Courtesy: Jeff Wall, Gagosian & Marian Goodman Gallery.
O "Extended Play" do Art21 tem contribuições, em parte, do Departamento de Cultura de Nova Iorque (New York City Department of Cultural Affairs) com parceira da Câmara Municipal; Art21, Conselho Contemporâneo, e por contribuidores individuais.
Use the following code to embed this video. See our usage guide for more details on embedding.
Paste this in your document somewhere (closest to the closing body tag is preferable):
<script type="text/javascript" src='https://amara.org/embedder-iframe'></script>
Paste this inside your HTML body, where you want to include the widget:
<div class="amara-embed" data-url="http://www.youtube.com/watch?v=L_gAQNuDUOo" data-team="art21"></div>
Showing Revision 1 created 07/17/2017 by João Vital Parente Correia.