Resistência Guarani SP - "Assina logo, Cardozo!"

Title:
Resistência Guarani SP - "Assina logo, Cardozo!"
Description:

Assine a petição! - http://goo.gl/nuu4VX

Visite o site da campanha para saber mais sobre a Resistência Guarani em São Paulo: http://campanhaguaranisp.yvyrupa.org.br

Email para adesões e apoio: resistenciaguaranisp@yvyrupa.org.br

Texto da Petição:

"Nós, indígenas guarani da Grande São Paulo, lançamos essa petição para pedir assinaturas daqueles que querem nos apoiar na luta pelos nossos direitos.

Nossa esperança é que o apoio de vocês ajude a fazer funcionar a caneta da única pessoa que possui agora o poder de trazer a garantia de nossas terras tradicionais, para termos onde criar nossas crianças, e praticar nossa cultura.

Estão na mesa do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, os processos de demarcação das nossas Terras Indígenas Tenondé Porã e Jaraguá, uma no extremo sul da metrópole e a outra no Pico do Jaraguá.

Somos mais de dois mil indígenas, que continuamos resistindo para manter nosso modo de vida, falando nossa língua e realizando nossos rituais, mas hoje só temos garantido uns pequenos pedaços de terra, onde vivemos apertados e com muita dificuldade.

A terra foi feita pelas divindades para todos os povos. Não é nossa, e não é dos brancos. Mas a verdade é que os brancos hoje se dizem donos de todos os lugares onde vivíamos no passado, e para nós não sobrou quase nada, e por isso hoje sofremos.

Já faz muito tempo que aguardamos por essa assinatura, mas sabemos que também faz tempo que o Ministro Cardozo não usa a sua caneta para ajudar nenhum povo indígena.

Por isso que enviamos para ele de presente uma belíssima caneta decorada com o trançado tradicional guarani, que costumamos usar nos nossos artesanatos tradicionais.

Mandamos esses e outros presentes para lembra-lo de sua obrigação, e gravamos um vídeo que vocês podem ver no site da nossa campanha.

Mas como pensamos que talvez uma caneta não será suficiente para ele, mesmo que seja tão bonita, anunciamos que nessa campanha lançada agora, para cada assinatura de um apoiador que conseguirmos, compraremos mais uma caneta, que também será enviada para o gabinete do Sr. Ministro.

Esperamos o apoio de vocês para que o Ministério da Justiça fique cheio de canetas, presenteadas com a intenção de trazer de volta os direitos que perdemos.

Se quiserem saber mais sobre nossa luta e nossa realidade, naveguem pelo site que criamos, que está cheio de informações feitas por nós mesmos."

Comissão Guarani Yvyrupa - CGY

more » « less
Video Language:
Portuguese, Brazilian
Duration:
04:11
http://www.youtube.com/watch?v=btfb2eY7tSo
Format: Youtube
Primary
Original
Added   by salikagroeg
Format: Youtube
Primary
Original
This video is part of Amara Public.

Subtitles download

Incomplete subtitles (1)