Cuidados paliativos: Ciência com coração e confiança | Cátia Ferreira | TEDxPorto

Title:
Cuidados paliativos: Ciência com coração e confiança | Cátia Ferreira | TEDxPorto
Description:

Os cuidados paliativos são os cuidados de saúde especializados, prestados por equipas multiprofissionais, destinados às pessoas (e suas famílias) portadoras de doenças avançadas, progressivas, com necessidades complexas, a partir do momento do diagnóstico. Após a morte do doente, estendem-se aos familiares próximos durante o processo de luto. Têm como objetivo principal minimizar o sofrimento na máxima promoção da dignidade.
São as perguntas e os medos que perturbam o nosso pensamento quando confrontados com a doença, a sua irreversibilidade, a terminalidade. O que queremos para nós próprios e para aqueles de quem gostamos? Perante a incerteza será possível adquirir confiança para aceitar e encontrar sentido para a vida na irreversibilidade do processo de doença? Como podemos, enquanto sociedade, possibilitar melhores cuidados para as pessoas na fase final de vida? Cátia Ferreira é enfermeira no serviço de cuidados paliativos do Centro Hospitalar Universitário de São João desde 2008. É docente convidada para as áreas da ética em fim de vida e cuidados paliativos em várias instituições de ensino, colaborando na formação avançada nestas áreas de saúde. Com um mestrado em cuidados paliativos e especializada em bioética, é também pós-graduada em gestão da qualidade na saúde.

Esta palestra foi feita num evento TEDx usando o formato de palestras TED, mas organizado independentemente por uma comunidade local. Saiba mais em http://ted.com/tedx

more » « less
Video Language:
Portuguese
Team:
closed TED
Project:
TEDxTalks
Duration:
13:55
http://www.youtube.com/watch?v=b321AmixDeA
Format: Youtube
Primary
Original
Synced
Added   by TED Translators admin
Format: Youtube
Primary
Original
Synced
This video is part of the closed TED team.

Subtitles download

Completed subtitles (1)