Confiança - Um investimento em valor | Emília O. Vieira | TEDxPorto

Title:
Confiança - Um investimento em valor | Emília O. Vieira | TEDxPorto
Description:

A história financeira está repleta de bolhas e colapsos. Em 1630, os homens de negócios holandeses elevaram os preços das tulipas a um nível tal que um bolbo era tão valioso como uma casa. Um século depois, a nata da sociedade inglesa participou na famosa bolha dos mares do sul. Em 1840, os caminhos- de-ferro dominaram a imaginação do público investidor. Os anos 20 viram uma bolha nos valores das ações e da terra que culminaram no colapso de Wall Street e na Grande Depressão. As consequências imediatas do colapso e da depressão foram não só económicas, mas também políticas: o crescimento do extremismo político levou à II Guerra Mundial.
As crises financeiras não são desastres naturais que não podemos evitar. Têm origem no comportamento humano. As políticas económicas podem aumentar ou reduzir a sua frequência e dimensão. Os acordos pós-guerra estabeleceram um capitalismo regulado na maior parte do mundo desenvolvido. As estruturas regulatórias implementadas e a arquitetura financeira global criada na conferência de Bretton Woods serviram bem o mundo ao longo de várias décadas. Este foi o período mais longo e mais estável.
A desregulação iniciada na década de 70 permitiu o crescimento da engenharia financeira e deu lugar a produtos complexos, focados no curto prazo, alavancados e altamente comissionados. Uma indústria que deveria estar focada no dever de fidúcia e na guarda dos interesses dos seus clientes a longo prazo, passou a ser dominada pela especulação e o curto prazo. A crise financeira de 2008 foi o resultado de todas estas práticas levadas a efeito pelos gestores e às quais os legisladores, reguladores e auditores assistiram sem proteger os interesses de quem deveriam servir. O resultado foi a perda de confiança no sistema financeiro e nos seus atores.
A confiança é uma espécie de ativo intangível, cujo valor a longo prazo é imenso. O sistema financeiro deve basear-se num sistema de valores em que as pessoas acreditem e dependam. Não precisamos de ter fé na boa vontade humana, mas precisamos de ter confiança em que as promessas e compromissos, uma vez assumidos, serão cumpridos. É necessário garantir que o sistema, no seu todo, não beneficia indevidamente alguns à custa de outros.
É fundamental confiar e ser de confiança. Emília O. Vieira é CEO e cofundadora da Casa de Investimentos, investidora em valor, e escreve regularmente sobre investimento. Lecionou e prestou consultoria na área da engenharia financeira quantitativa e mercados financeiros, tendo trabalhado com instituições financeiras de topo em Londres, Paris, Zurique, Madrid, Frankfurt, Istambul, Budapeste, Nova Iorque, Tóquio e Singapura. Colaborou durante três anos com o Departamento de Finanças Empresariais do UBS na avaliação de empresas e preparação de OPVs em Londres, Zurique e NYC.
Dirigiu e lecionou programas técnicos de formação financeira no Instituto Mercado de Capitais da Bolsa de Derivados do Porto. Fez parte do corpo docente da Universidade Católica Portuguesa, tendo sido diretora e lecionado o Mestrado em Finanças. Foi quadro do BPA.
É licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho e Mestre em Finanças pela Universidade de Lancaster. A sua tese de mestrado sobre modelização da curva de rendimentos é considerada uma peça de investigação excecional.

Esta palestra foi feita num evento TEDx usando o formato de palestras TED, mas organizado independentemente por uma comunidade local. Saiba mais em /http://ted.com/tedx

more » « less
Video Language:
Portuguese
Team:
closed TED
Project:
TEDxTalks
Duration:
16:49
http://www.youtube.com/watch?v=Kcvv1Kzq8xI
Format: Youtube
Primary
Original
Synced
Added   by TED Translators admin
Format: Youtube
Primary
Original
Synced
This video is part of the closed TED team.

Subtitles download

Completed subtitles (1)