O universo "fake" que alimenta as "fake news" | Alexandre Botão | TEDxPorto

Title:
O universo "fake" que alimenta as "fake news" | Alexandre Botão | TEDxPorto
Description:

As "fake news", ou notícias falsas, estão longe de ser um conceito novo. Mas só nos últimos anos, o impacto das "fake news" no dia a dia das pessoas passou a ser notado com mais clareza e, até em função disso, se tornou infinitamente mais nocivo. De então para cá, muito se tem discutido, mas pouco se avançou para conter mais uma grave crise de confiança da sociedade. Há uma razão para isso: existe um universo "fake", com consequências bem reais, que alimenta as "fake news" à escala exponencial. Vamos navegar nesse mundo de realidades excessivamente virtuais que servem para propagar informações falsas entre pessoas reais, e explicar com quantos perfis "fake" se espalha e se partilha uma notícia ilegítima.
Discutiremos soluções de curto, médio e longo prazo. Porque há várias abordagens e várias maneiras de se cortar pela raiz o mal das "fake news", mas uma coisa é certa: nenhuma delas é tão simples quanto se vende por aí. O jornalista brasileiro Alexandre Botão, de 48 anos, trabalhou durante mais de duas décadas nas redações de dois dos principais jornais do país, o Jornal do Brasil e o Correio Braziliense, em Brasília. No Correio, entre 2013 e 2016, chefiou a cobertura dos principais eventos desportivos ocorridos no Brasil, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas do Rio, além de ter sido também gerente de Conteúdos Digitais nesse mesmo período. Na Universidade de Brasília (UnB), concluiu um mestrado em Comunicação Social, com a pesquisa na área de Conteúdo Jornalístico para Dispositivos Móveis, em 2013. Atualmente é aluno do Programa Doutoral em Media Digitais da Universidade do Porto, onde investiga Digital Audio On-Demand (DAoD) e jornalismo em dispositivos controlados por voz.

Esta palestra foi feita num evento TEDx usando o formato de palestras TED, mas organizado independentemente por uma comunidade local. Saiba mais em http://ted.com/tedx

more » « less
Video Language:
Portuguese
Team:
closed TED
Project:
TEDxTalks
Duration:
14:58
http://www.youtube.com/watch?v=06uVMoDV1jQ
Format: Youtube
Primary
Original
Synced
Added   by TED Translators admin
Format: Youtube
Primary
Original
Synced
This video is part of the closed TED team.