YouTube

Got a YouTube account?

New: enable viewer-created translations and captions on your YouTube channel!

Como a condução autónoma vai mudar as nossas vidas | Sandra Costa | TEDxPorto

Get Embed Code
2 Languages

Em todo o mundo, milhares de engenheiros e engenheiras estão a trabalhar para desenvolver sistemas de assistência ao condutor e condução autónoma. A confiança nestes sistemas é testada ao milímetro, ao milissegundo, ao pormenor, para garantir que o sistema não falha em nenhuma situação. O carro vai conseguir localizar-se com alta precisão no planeta, lidar com vários elementos na estrada, como cruzamentos, peões que atravessam a estrada, outros carros e pequenos objetos. Veículos autónomos, eletrificação e conectividade são pontos chave para a chamada visão zero: zero "stress", zero acidentes, zero emissões.
Sandra Costa formou-se na Universidade do Minho, em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. Terminou o seu doutoramento em 2014, focando a utilização de robótica afetiva para a intervenção em crianças com perturbações do espetro do autismo. Em 2015, decidiu mudar o seu percurso de carreira e enveredar na indústria, integrando a primeira equipa de seis elementos de desenvolvimento de SW da empresa Bosch Car Multimedia Braga. Neste momento, é líder de cerca de 20 engenheiros de SW que trabalham em sensores para futuramente serem integrados em sistemas de condução autónoma. É Guia de Portugal e jogou futebol federado durante 15 anos.

Esta palestra foi feita num evento TEDx usando o formato de palestras TED, mas organizado independentemente por uma comunidade local. Saiba mais em http://ted.com/tedx