Confiar cegamente: como se desenvolve a confiança nas pessoas cegas? | Luís Fernandes | TEDxPorto

Title:
Confiar cegamente: como se desenvolve a confiança nas pessoas cegas? | Luís Fernandes | TEDxPorto
Description:

O que é a confiança? Definimo-la através do contraste com as noções de insegurança, inquietude e medo.
Como se desenvolve? Do estabelecimento das vinculações infantis até ao modo como o sistema sociocultural a favorece ou condiciona.
Estabelecemos as diferenças entre confiança sensorial, interpessoal e ontológica, discutimos como se manifestam na cegueira e como podem ser potenciadas, deixando em aberto se as pessoas cegas têm mais ou menos confiança do que as normovisuais. Luís Fernandes é professor associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde leciona desde 1985. Distinguido em 1998 com o prémio Fernand Boulan da Association Internationale de Criminologues de Langue Française e em 2014 com o Prémio de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto, é membro da comissão de ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Tem publicados cerca de 150 títulos, entre artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, capítulos em obras coletivas e livros.

O tema central dos seus trabalhos de investigação é a caracterização do fenómeno da droga em contexto urbano, uma ecologia social dos atores e dos territórios psicotrópicos. A evolução conflitual deste fenómeno nos grandes espaços urbanos conduziu-o à pesquisa sobre o sentimento de insegurança, a marginalidade e a expressão socioterritorial dos processos de segregação e de produção de desigualdades.

Esta palestra foi feita num evento TEDx usando o formato de palestras TED, mas organizado independentemente por uma comunidade local. Saiba mais em /http://ted.com/tedx

more » « less
Video Language:
Portuguese
Team:
closed TED
Project:
TEDxTalks
Duration:
17:50
http://www.youtube.com/watch?v=10S4vIg6q-0
Format: Youtube
Primary
Original
Synced
Added   by TED Translators admin
Format: Youtube
Primary
Original
Synced
This video is part of the closed TED team.